Festival de Curtas de São Paulo


13 de Agosto de 2010 - 10:28
Festival de Curtas de São Paulo

Postado por Página Cultural em 13/08/2010 • categorizado como Curtas Entrada Franca Festivais

Um convite para conhecer o novo! Essa é a principal mensagem do 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que acontece de 19 a 27 de Agosto. São nove salas exibindo programação gratuita com produções vindas dos quatro cantos do planeta, num amplo painel com mais de 400 filmes. É tamanha a diversidade de temas, propostas, reflexões e transgressões de gênero, que estas pequenas obras de arte carregam a absoluta competência de agradar aos mais exigentes dos públicos. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais dessas obras, o que provocou uma iniciativa inédita: a realização do primeiro seminário para refletir sobre Curta & Mercado, nos dias, 23, 24 e 25 de agosto na Cinemateca Brasileira.

Se é na maioridade que as metas são traçadas para um futuro de sucesso, chegou o momento de refletir para decidir aonde se quer chegar. O Festival, que completa 21 edições, além de abrir espaço de discussão, preparou uma programação madura e reveladora. Conteúdo capaz de atualizar toda e qualquer pessoa sobre idéias, acontecimentos e revelações do mundo afora. Cardápio vasto para quem entende a linguagem cinematográfica como selo animado de seu tempo. Entre, sirva-se, colecione.

Retrato do Brasil

Num total de 54 filmes produzidos em 14 estados, a Mostra Brasil traz a vigorosa produção nacional de curtas-metragens. Formato que atingiu autonomia no mercado de audiovisual brasileiro. É um mundo à parte. O público poderá assistir o mais recente trabalho do premiado Kléber Mendonça Filho, Recife Frio, que nos mostra a tropical Recife abaixo de neve; a estréia de Magnífica Desolação, de Fernando Coimbra, mesmo diretor do premiado Trópico das Cabras, e ainda os celebrados Bailão, de Marcelo Caetano, sobre o tradicional baile gay que perdura no centro de São Paulo há mais de três décadas e Não Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, que arrebatou quase todos os prêmios do Festival de Paulínia, entre outros. Para tentar compreender essa múltipla capacidade de comunicar, o Festival abre as possibilidades de reflexão para os curtas no Programa Brasileiro, oferecendo na Mostra Brasil, Panorama Paulista, Cinema em Curso e KinoOikos uma diversidade em temáticas e em propostas narrativas. Uma certeza é a de que os realizadores querem ultrapassar os limites de um enredo bem contado buscando dominar a linguagem do curta para propiciar ao espectador uma experiência única. Ampliando o acesso do público ao curta-metragem, as sessões da Mostra Brasil durante o final de semana – dias 20, 21 e 22 de agosto – terão áudio-descrição, para deficientes auditivos, no CineSESC.

O Panorama Paulista concentra a produção do estado. São 30 curtas divididos em cinco programas, destes, 15 são inéditos. Trazem em suas narrativas formas abrangentes e peculiares. Os destaques estão por conta de Naiá e a Lua, de Leandro Tadashi, sobre uma índia que se apaixona pela lua e Estação, de Marcia Faria, o filme que conta com Carol Abras no elenco e esteve na seleção oficial do Festival de Cannes. O Cinema em Curso traz o resultado da produção universitária, realizada ainda no período de formação acadêmica de seus realizadores que, durante o festival, tem a possibilidade de ouvir opiniões sobre as produções no debate – Cinema em Curso em Debate – que acontece na Cinemateca Brasileira, dia 23 de agosto, com a presença de realizadores e estudantes. Todos os filmes desta mostra concorrem ao Prêmio Revelação, oferecido por empresas parceiras – Estudios Quanta, Megacolor, Estúdios Mega, Fuji Filmes, JKL, Dolby, PlayRK 30 – que viabilizam o próximo curta do diretor.

A Mostra KinoOikos Formação do Olhar reúne 38 curtas, em cinco programas, de 13 estados, realizados em oficinas audiovisuais, pontos de cultura e produções populares de diferentes instâncias de atuação social. Entre estes estão cinco curtas produzidos através do primeiro edital do Ministério da Cultura voltado exclusivamente a egressos de projetos sociais com foco na linguagem audiovisual.

Serviço:

21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum
Abertura para convidados: dia 19 de agosto de 2010
Programação para o público: de 20 a 27 de agosto de 2010
Salas de Exibição: Cinemateca Brasileira, CineSESC, Centro Cultural São Paulo, Museu da Imagem e do Som, Espaço Unibanco Augusta, Cine Olido, Cinusp e Cineclube Grajaú
Encontro KinoOikos- Formação do Olhar – 21 e 22 de Agosto, no Cine Olido, das 14h às 18hs
Seminário Curta & Mercado – 23, 24 e 25 de Agosto, na Cinemateca, das 10h às 18hs
Programação extra no Museu do Futebol, Matilha Cultural e em comunidades do Monte Azul, Vila Santa Inês, Vila Maria Zélia, Cidade Julia, Jardim Miriam, Jabaquara, Cambuci e Butantã
Acessibilidade: as sessões da Mostra Brasil terão áudio-descrição no CineSesc durante o final de semana (20, 21 e 22 de agosto).
Entrada Franca
Direção: Zita Carvalhosa
Site oficial do evento.

Assessoria de Imprensa Festival

Mara Ribeiro – Mtb. 16.577
+ 55 11 3815.9307 / 9221.5201 – mararibe@terra.com.br

Assessoria de Comunicação Kinoforum

Márcia Vaz –imprensa@kinoforum.org
+55 11 3034.5538 / 9252.3192

Fonte: Parceiros do Página Cultural - http://paginacultural.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário