Exposição Fragmentos Urbanos - Marcelo Brandão


‘Fragmentos Urbanos’ , contemplado pelo edital de ocupação da Funesc,abre nesta quinta-feira (23/09) na Galeria Archidy Picado

As grandes cidades e os seus problemas. O que seria encarado como o caos da vida urbana, inspira, gera traços e cores. O resultado está na exposição Fragmentos Urbanos, do artista plástico Marcelo Brandão. Os trabalhos estão montados na Galeria Archidy Picado, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, e podem ser vistos a partir desta quinta-feira (23/09), às 19h, até o dia 23 de outubro. Fragmentos Urbanos foi contemplado pelo Edital de Ocupação da Archidy Picado, implantado este ano pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

Natural de São Paulo, Marcelo Brandão acostumou-se ao dia a dia confuso, cheio de atropelos, com gente dividindo espaço com carros, circulando em várias direções e quase brigando com o tempo, que lá, parece tão curto. Os problemas das grandes metrópoles estão espelhados nos trabalhos do artista.

“Vejo a desarrumação das favelas, de um monte de casas, construções que surgem uma em cima da outra e fico imaginando como o ser humano consegue se organizar. Isso inspira meu trabalho”, explica Brandão.

Sua criatividade é colocada em prática ao ver uma fotografia reproduzindo o cotidiano confuso de uma cidade. “Se a imagem urbana me interessa, monto algumas colagens, reúno fotos, fragmentos dessa imagem até compor algo que me interessa”, acrescenta.

Seus trabalhos têm variados formatos, sem compromisso com formas metricamente perfeitas. Ele aproveita todo espaço físico onde a exposição é montada para fazer intervenções. É como se as telas saíssem da parede, através de fios, traços, pinturas, indo pra outras dimensões. “Minha idéia é sair do plano da parede e usar o espaço da galeria”, comentou Marcelo.

Apesar de ter crescido e vivido boa parte dos anos em meio a prédios altos e congestionamentos quilométricos característicos da vida paulistana, Marcelo Brandão resolveu se distanciar para ter tranquilidade e hoje mora em João Pessoa. “Eu tinha deixado de fazer esses trabalhos, estava só envolvido com restaurações. Mas aqui, em João Pessoa, voltei a ter mais tempo livre e fazer o que mais gosto, que é pintar”, afirmou.




FRAGMENTOS URBANOS, de Marcelo Brandão.

De 23 de setembro a 23 de outubro, com visitação de segunda a quinta, das 12h às 18h, sexta, das 8h às 13h, e sábado e domingo, das 14h às 20h.

Galeria Archidy Picado (Espaço Cultural José Lins do Rego, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa – tel.: 3211.6281).

Gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário