Mostra Intinerante Grupo Graxa

Com o financiamento do Fundo Municipal de Cultura (FMC), o Grupo Graxa de Teatro pretende comemorar seus cinco anos de contundente atuação no cenário cultural paraibano “passando graxa” na cidade de João Pessoa por meio da realização de uma mostra itinerante do seu repertório de espetáculos em três pontos diferentes da cidade

A mostra realizar-se-á até o dia 28 de Agosto, durante três semanas

Na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes estarão com os espetáculos Faz de Conta, no dia 20, às 16h, e Entre 4 Paredes, às 19h. Para a terceira e última semana o local escolhido foi a Estação Ferroviária, onde haverá apresentação dos espetáculos Déjà Vu, no dia 27, às 20h e Entre 4 Paredes, no dia 28, às 20h, desta vez dentro de um vagão de trem.

Não se limitando, apenas, a apresentação dos espetáculos que compõe o repertório do grupo a Mostra Graxa contará com atividades de formação: uma oficina a ser realizada em cada um dos locais de apresentação, no período dos dois dias que antecedem as apresentações, com carga horária de 6 horas semanais, para 20 pessoas; e também um debate após cada apresentação com os alunos da oficina e demais interessados.

A oficina será ministrada pelo ator, diretor, dramaturgo e arte-educador Joht Cavalcanti e pela atriz, diretora e arte-educadora Cely Farias. Todas as atividades serão inteiramente gratuitas, de maneira a estimular a presença dos mais diversos setores da população.

O caráter itinerante da Mostra é beneficiado por uma forte característica do grupo que é o trabalho em espaços não convencionais, possibilitando ao público a percepção de que a arte teatral pode vir a ser desenvolvida em qualquer lugar.

Outra característica dos espetáculos do Graxa é o encurtamento das distancias que separam o artista da platéia, proporcionando um ambiente mais íntimo, de troca de sensações e idéias. Esse tipo de procedimento é viabilizado pela utilização mínima de recursos técnicos, em sua maioria, substituídos por formas alternativas.

A Mostra Itinerante do Grupo Graxa tem como um dos seus objetivos a ampliação do acesso aos bens culturais, em especial, a uma maior familiarização das comunidades próximas aos locais das apresentações com a manifestação artístico-cultural do teatro e sua respectiva linguagem, por meio das apresentações, dos debates e oficinas.

Destacamos como atrativo peculiar, um repertório inspirado em dramaturgias de diversos autores e períodos. Clássicos nacionais e mundiais como Álbum de Família, Os Sete Gatinhos, Anjo Negro, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Romeu e Julieta, Hamlet, A Cigarra e a Formiga, Entre Quatro Paredes, entre outras que, revisitados pelo grupo passaram por um processo de apropriação.

Nesse procedimento, os textos serviram de base para que outros enredos fossem construídos nos laboratórios, criando uma narrativa que os aproximava dos atores e do público sem, no entanto, tirar-lhes as características essenciais que os transformaram em grandes obras da literatura, mas acrescentando-lhes em experiências pessoais.

O Grupo Graxa comemora seus cinco anos reafirmando sua particularidade artística no caráter de pesquisa e de formação na área das artes cênicas, promovendo uma aproximação direta com diversos segmentos da sociedade e fomentando a valorização dos espaços públicos a serem utilizados. Quem informa é o Joevan Oliveira.

Fonte: http://www.sheillamartins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário