Exposição ‘Pérolas Imperfeitas’ de David Glat

Fotógrafo utiliza técnica para desconstruir ícones do barroco baiano, a partir de uma linguagem visual contemporânea

Embora tenha nascido no Rio de Janeiro, o fotógrafo David Glat se tornou “baiano” em 1976, quando foi morar em Salvador (BA). Lá, desenvolveu uma carreira de fotógrafo publicitário, mas também passou a atuar como designer gráfico, assinando mais de 50 capas de LPs, CDs e DVDs.

De 2003 para cá, Glat tem se dedicado cada vez mais ao seu lado artista visual. Seus trabalhos autorais constam de fotografias e foto-instalações. E é um dos seus trabalhos mais impressionantes que chega a Paraíba através do Edital de Ocupação da Galeria Archidy Picado.

Pérolas Imperfeitas, mostra que fica em cartaz de 12 de novembro a 12 de dezembro de 2010 na Archidy Picado, no Espaço Cultural, consta de uma série de imagens do patrimônio barroco de Salvador, retrabalhado pela lente de David Glat.

A imagem convencional de ícones soteropolitanos, como igrejas, portais, ladeiras, casarios e fortificações, é desconstruída em um exercício barroco em que o fotógrafo utiliza uma linguagem visual contemporânea.

No texto de apresentação do trabalho, David explica melhor: “‘Ícones’ da nossa paisagem urbana são registrados através de movimentos de câmera e intervenções gestuais, incorporando o conceito de ‘fotografia expandida’, desenvolvido pelo Prof. Rubens Fernando Jr., no qual é valorizado o processo criativo, o fazer fotográfico, a imagem em expansão e a busca da multiplicidade dos procedimentos, com o propósito de produzir um resultado estético perturbador”.

Sem Photoshop - Para obter o efeito que quis em suas imagens, David Glat utilizou uma câmara rotativa analógica Seitz Roundshot 220, originalmente concebida para registrar imagens em 360º, e filmes negativos à cores. “A técnica fotográfica aplicada pode ser definida como ‘movimento dentro do movimento’: enquanto a câmara gira em torno do seu próprio eixo, o fotógrafo executa algumas movimentações intermitentes”, explica.

Nas palavras do curador do projeto, o artista plástico e crítico de arte Justino Marinho, a intenção do trabalho de David Glat “é levar o espectador a observar uma sucessão de jogos visuais formados por curvas, contracurvas, alongamentos, abstrações e ritmos, criados a partir de movimentações com a câmera, realizadas no momento mesmo da tomada das fotos e com poucos ajustes e manipulações posteriores. Uma viagem capaz de provocar visões distorcidas, exaltando emoções e explorando a dramaticidade”.

A abertura está marcada para o dia 11 de novembro, às 19h, e o próprio fotógrafo estará na galeria, no encerramento da exposição, no dia 12 de dezembro, para uma visita mediada por ele.



Pérolas Imperfeitas - David Glat
De 12/11 a 12/12, com visitações de segunda a quinta, das 12h às 18h, sexta, das 08h às 13h, sábado e domingo, das 14h às 20h.
Visita mediada com o fotógrafo: 23/11, às 15h.
Local: Galeria Archidy Picado (no Espaço Cultural José Lins do Rego, rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa – tel.: 3211.6272).
Valor: Gratuito.

Informações: (83) 3211-6272.

Nenhum comentário:

Postar um comentário