Auto (Ins)piração - Lu Maia

O nu artístico povoa as artes desde os primórdios. Permanece renovado pela inquietude criativa de artistas em contínuos processos evolutivos que superam a temeridade do desconhecido, realizando intrigante-instigantes viagens ao hipotético universo inicial da espécie humana. O fascínio que este tema desperta confunde-se com o existencialismo contraditório entre corpo e alma.

Neste ambiente, diversos fotógrafos utilizam o corpo como objeto abstrato, dotado de características plásticas atribuindo sensualidade apenas na sugestão de subjetividades implícitas em linhas, curvas e volumes consoante uma poética visual que ressalta a sensibilidade do artista em arquitetar estética subliminares sem o caráter da explicitude erótica.

Já em outras situações esta associação é desconsiderada e a fotografia é utilizada como recuso que, na maioria dos casos, abusa das possibilidades imagéticas para produzir ensaios dirigidos de libido.

Apropriando-se destes recursos Lu Maia fotografa com lirismo o desdobramento de uma imagem translúcida,  éterna, volátil em fugidias concepções sensoriais ou sensibilidade aguçada de uma autofagia enunciada em claro encantamento.

A forma das nuances corporais produz efeitos e texturas que manifestam narrativas de uma precessão intensa e direta que relaciona artista criação, metalinguagem e leitura, signo e significação, sentimento e expressão, e acode as necessidades de identificar arquétipos da fotografia contemporânea que sublinham o sensível, o sensorial, o sinestésico.

"auto (ins)piração é mais que corporal, é bem mais que fetiche, é o erotismo desértico, opaco, refletindo na amplitude das possibilidades visuais o corpo que assume definitivamente a categoria de morada da alma e daí transcendente a matéria para seduzir a artista que olha, se vendo, vê e traduz a representação sígnica de corpo e alma unidos por uma fotografia expandida que ultrapassa os limites das lentes e câmeras para conceituar percepções não além alma, mas bem mais além eros. Pura inspiração.

João Lobo - Fotógrafo Paraibano -  Curador

Vernissage:
Dia: 04/04/2012
Local: Área de lazer do Sesc Centro
Hora: 18:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário