Museu da UFRGS promove exposição com obras de pacientes psiquiátricos

O Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta a exposição Eu sou Você, de 22 de junho a 20 de agosto, no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). A mostra apresenta documentos históricos do HPSP e obras de quatro pacientes psiquiátricos, selecionadas a partir do Acervo da Oficina de Criatividade do hospital, que soma cerca de mil obras.

Com curadoria de Blanca Brites e Tania Mara Galli Fonseca, a mostra apresenta ao público um conjunto de pinturas, desenhos, escritos e bordados, produzidos por artistas-pacientes que inventam modos de expressar seu mundo. Pela expressão estética, homens e mulheres com diagnóstico de loucura encontram um terreno livre para enunciar mensagens, fazendo aberturas para novas possibilidades existenciais. Encontramos também intervenções de artistas convidados, em situações de diálogo com o lugar e sua história.

O Hospital Psiquiátrico São Pedro fica na Av. Bento Gonçalves, 2460, Porto Alegre-RS. Informações e inscrições: vidasdofora@gmail.com ou www.ufrgs.br/corpoarteclinica



Fonte: Assessoria de Comunicação,Ibram/MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário